10457 - Zoneamento de sistemas agroflorestais como ferramenta à implementação do plano de ordenamento e desenvolvimento territorial de San Ramon, Matagalpa, Nicarágua.

Autores

  • Eduardo Augusto Neves Universidade de Sao Paulo
  • Alain Retière ClimSAT-TASK (PNUE-CNRS-IRD)
  • Miguel Davila Rugama Asociación de Municípios Productivos del Norte - AMUPNOR

Palavras-chave:

desenvolvimento rural, análise geoespacial, agrofloresta

Resumo

No Município de San Ramon, Nicarágua, foi realizado um Plano Municipal de Ordenamento e Desenvolvimento Territorial (PMODT), instrumento de planejamento estratégico de gestão local de recursos naturais. Apesar de ser marco legal, ele nao define referencial concreto de território adequado que facilite sua aplicação pelos técnicos do governo local. O presente trabalho desenvolveu uma análise geoespacial com base numa classificação de sistemas, o marco regulatorio e a sintese do diagnostico territorial participativo do PMODT, além de capas de uso do solo, geomorfologia, e o zoneamento do PMODT. O resultado foi uma Proposta de Zoneamento de Sistemas Agroflorestais que busca fazer a ponte entre regulamentação do PMODT, e sua operacionalização para a adequação ambiental do município.

Biografia do Autor

  • Eduardo Augusto Neves, Universidade de Sao Paulo
    Estudante do ultimo semestre de engenharia Florestal na USP, ex-bolsista PET, tutoriado por Flavio Bertin Gandara. Experiencia na tematica de sistemas agroflorestais, gestao de conhecimento e manejo agroecologico de SAF-Cafe junto ao projeto CAFNET-CATIE-CIRAD, coordenado por Elias de Melo, na Costa Rica. Experiencia com Sistemas agroflorestais e desenvolvimento territorial junto a ClimSAT, de Alain Retiere, orgao vinculado ao Programa das Nacoes Unidas para o Desenvolvimento.
  • Alain Retière, ClimSAT-TASK (PNUE-CNRS-IRD)
    Atuação: Atualmente Diretor do Projeto ClimSAT-TASK (PNUE-CNRS-IRD). Diretor de CLIMSAT - PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Área: Meio Ambiente e Energias Renováveis (setembro 2008 à dezembro 2010) Diretor de UNOSAT - UNOPS (UN Organization for Projects Services) Área: Sensoriamento Remoto e Projetos de Desenvolvimento (janeiro 2002 à agosto de 2008) Formação: Université Pierre et Marie Curie (Paris VI) - Mestrado em Ecologia tropical (1990 – 1991) Groupe Ecole Supérieure d'Agriculture d'Angers - Engenheiro em Agricultura (1979 – 1984)
  • Miguel Davila Rugama, Asociación de Municípios Productivos del Norte - AMUPNOR
    Técnico "Departamiento de Ordenamiento y Desarrollo Territorial (DODT - AMUPNOR)" especialista em Sistemas de Informação Geográficos

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas