10466 - Potencialidades e desafios das escolas rurais de Araras (SP) para o desenvolvimento de atividades educativas ambientais e agroecológicas

Autores

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

agroecologia, extensão rural, escolas rurais

Resumo

O trabalho teve por objetivo investigar de forma participativa as escolas rurais presentes no município de Araras (SP), a fim de melhor compreender as potencialidades e os desafios que têm para o desenvolvimento de atividades educativas ambientais e agroecológicas. A escola rural é um importante espaço de construção de conhecimentos, vivências e práticas para as crianças provenientes de bairros rurais e as ações empreendidas neste espaço se refletem nas suas famílias e comunidades. A metodologia utilizada foi o diagnóstico socioambiental participativo. Os resultados mostraram duas escolas maiores e mais bem estruturadas, sendo uma estadual e outra municipal. Estas escolas têm o maior número de professoras/es e de estudantes, assim como maior diversidade de espaços e instalações, tendo implantado projetos agroecológicos. Duas escolas são de porte médio, com menor número de pessoas e espaços, mas ainda com boa potencialidade para o desenvolvimento de variadas atividades. Já duas escolas são pequenas, com classes multisseriadas e carentes de boas instalações, constituindo-se no maior desafio para implantação da educação ambiental e da agroecologia.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Agroecologia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia