10481 - A pedagogia da rima como ferramenta no ensino da homeopatia

Autores

  • Sérgio Ricardo Matos Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestando em Ciências Agrárias.
  • Franceli da Silva
  • Cíntia Armond

Palavras-chave:

Ciência e Poesia, Homeopatia, Pedagogia da Rima.

Resumo

A Arte, em suas variadas expressões, se constitui em importante recurso didático no processo ensino-aprendizagem, contribuindo em torná-lo mais eficiente, interessante e didático; e representa o estímulo adicional ao aprendizado e ao desenvolvimento moral e intelectual do aluno. É nesse contexto que emerge o conceito de Pedagogia da Rima, que utiliza a musicalidade da rima e o poder de síntese inerente ao verso, na composição de textos que conjuguem linguagem literária e saber técnico-científico. Assim, a Pedagogia da Rima propõe a integração de Ciência e Poesia, promovendo exercício de autoconhecimento e despertando a habilidade na arte da escrita, sendo destinada a educadores e educandos. Sistematizando sugestões leves e didáticas de como fazer o poema, a Pedagogia da Rima descortina a perspectiva da síntese de saberes científicos em versos rimados, retomando a idéia do conhecimento como a aventura instigante e inspiradora. A ciência da Homeopatia aplicada à agricultura pode ser traduzida em versos, o que estimula a reflexão, o empoderamento do conhecimento e a fixação do saber homeopático. Estimula o aprendizado por meio da construção de versos com o conhecimento científico e teórico discutido em sala de aula. Verso é síntese, e sintetizar é aprender; é recordar com melodia o essencial do saber.

Biografia do Autor

  • Sérgio Ricardo Matos Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestando em Ciências Agrárias.
    Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Ciências Agrárias na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Autor de publicações em Agroecologia e Pedagogia da Rima.

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)