10528 - Educação ambiental: diagnóstico de práticas ambientais no projeto de assentamento Milagres, Apodi/RN

Autores

  • Gleydson Freitas Silva Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Nildo Silva Dias Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Márcia Regina Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Miguel Ferreira Neto Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Melissa Rafaela Pimenta Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos

Resumo

A pesquisa está inserida em um projeto maior intitulado “Tratamento e viabilidade do uso de águas residuárias domésticas em assentamento rural e suas implicações na irrigação de frutas e hortaliças”. A mesma tem como objetivo promover atividades de EA no assentamento Milagres, no município de Apodi/RN, visando contribuir para práticas de uso e reuso racional dos recursos hídricos e resíduos sólidos. Observou-se a concepção dos professores e da comunidade em relação à EA; como os recursos hídricos são percebidos pela comunidade e a sua importância no assentamento. Constatou-se que a maioria das residências enterram ou queimam seu lixo. Percebeu-se que um dos motivos da queima do lixo pelos moradores consiste na morte de animais por ingestão de sacos plásticos. Portanto, fica evidente a importância de trabalhar EA, seja no âmbito formal ou não-formal, pois permite uma melhor integridade entre a população e estes com as temáticas nos quais estão inseridos.

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Publicado

2011-11-07

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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