10584 - I etapa do projeto “Formação de jovens agentes do desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais do pentáurea, Norte de Minas Gerais”, projeto intervivência.

Autores

  • Mendes Diemesson San Tiago UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • GOMES, Janaína Gonçalves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • MENDES Evellyn Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • JESUS Hérick Fernando UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • LOPES Paulo Sérgio Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • ALMEIDA Lucas Allan UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Palavras-chave:

Jovens, Rural, Desenvolvimento, Sustentabilidade.

Resumo

Resumo: Na região Norte de Minas Gerais se concentra grande parte dos agricultores familiares do estado, que não tem conseguido superar até o momento as enormes dificuldades impostas pelo baixo índice pluviométrico, cujas conseqüências são, dentre outras, abandono da terra, migração de agricultores para os grandes centros, elevado número de pessoas próximo a linha de pobreza e graves problemas sociais. Levando essa discussão para o contexto dos jovens do ambiente rural, a situação é ainda mais preocupante, pois no processo de formação econômica brasileira, não houve espaço para o camponês e, menos ainda, para o jovem do campo. Muitas vezes eles são expulsos do meio rural pelos chamados “progressos do campo”, pelos grandes latifundiários que vão adquirindo mais terras, ou atraídos por empregos e facilidades nos grandes centros urbanos. O Projeto intervivência objetivou proporcionar aos jovens estudantes e residentes das comunidades rurais da região do Pentáurea e a Universidade a troca de saberes no campo da produção de conhecimentos e aplicação prática destes, formando jovens que atuem com uma visão sistêmica e em consonância com a realidade local nas ações de desenvolvimento e sustentabilidade da sua comunidade. Foram selecionadas 6 comunidades rurais da região, onde 65 jovens foram entrevistados, e desses foram selecionados 40, sendo 20 mulheres e 20 homens que se enquadraram no perfil do projeto e cuja idade variou entre 15 e 22 anos. Os jovens selecionados participaram de seis cursos distintos, nesta primeira etapa do projeto, perfazendo um total de 48 horas de curso. Todos os cursos foram indicados pelos próprios jovens nas entrevistas realizadas para seleção dos mesmos. Para a decisão dos cursos a serem oferecidos, foi privilegiada a interdisciplinaridade, uma vez que apesar dos jovens estarem inseridos em uma mesma região rural do município de Montes Claros observou-se uma ampla diversidade quanto aos anseios destes para o futuro, cursos de interesse, área de interesse, visão geral sobre o meio rural e urbano, além de comportamentos e indagações das mais variadas diante das perguntas contidas no questionário.

Biografia do Autor

  • Mendes Diemesson San Tiago, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
    Juventude rural

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Publicado

2012-01-01