10619 - Casas de sementes comunitárias: Estratégias de Sustentabilidade alimentar e preservação da biodiversidade no semi -árido cearense.

Autores

  • José Maria Gomes Vasconcelos Mestrando Universidade Federal de São Carlos
  • Marlene Feliciano Mata

Palavras-chave:

Crioulas, intercâmbio, agricultores, semi-árido, resgate.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo caracterizar o processo de implantação e gestão de casas de sementes comunitária e quantificar os impactos desta tecnologia social sobre a conservação da biodiversidade local das sementes crioulas no Noroeste do Ceará. O trabalho foi conduzido em 07 municípios no universo de 29 organizações comunitárias e 639 famílias, por meio de visitas mensais às casas de sementes, reuniões com lideranças comunitárias, coordenações das casas de sementes, questionários e entrevistas com agricultores e instituições parceiras. Os resultados demonstraram a inserção e sensibilidade das famílias para o desenvolvimento de ações de conservação e proteção ambiental através da implantação das casas de sementes; integração das mulheres e jovens na agricultura familiar. Constatou-se a importância das casas de sementes nos sertões cearenses tanto na sustentabilidade familiar, na melhoria da qualidade de vida das famílias como na preservação da biodiversidade vegetal através do armazenamento das sementes e diversificação de seus cultivos. Resumo: Como objetivo caracterizar o processo de implantação e gestão de casas de sementes comunitária, e quantificar os impactos desta tecnologia social sobre a conservação da biodiversidade local das sementes crioulas no Noroeste do Ceará. Compreender este processo de organização é de fundamental importância para promover o fortalecimento da agricultura familiar, garantir a biodiversidade e segurança alimentar das famílias do semi-árido cearense. Foi conduzido em 07 municípios no universo de 29 organizações comunitárias e 639 famílias, por meio de visitas mensais às casas de sementes, reuniões com lideranças comunitárias, coordenações das casas de sementes, coleta de informações nos registros e documentos de cada associação comunitária, por questionários, entrevistas em reuniões trimestrais com agricultores e instituições parceiras. Os resultados demonstraram a inserção e sensibilidade das famílias para o desenvolvimento de ações de conservação e proteção ambiental através da implantação das casas de sementes; reconhecimento e inserção das mulheres, jovens na agricultura familiar. Pôde-se inferir a importância das casas de sementes nos sertões cearenses tanto na sustentabilidade familiar como na melhoria da qualidade de vida das famílias e na preservação da biodiversidade vegetal através do armazenamento das sementes e diversificação de seus cultivos. Assim, homens e mulheres desempenham um papel de guardiões da nossa biodiversidade, através das sementes crioulas, que plantam, cuidam e protege estas sementes como forma de resistência ao cultivo dos transgênicos. Palavras -Chave: Crioulas, intercâmbio, agricultores, semi-árido, resgate.

Biografia do Autor

  • José Maria Gomes Vasconcelos, Mestrando Universidade Federal de São Carlos
    José Maria Gomes Vasconcelos, casado, Zootecnista, especialista em agroecologia e mestrando em Agroecologia de Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos em São Paulo. Desempenhou função de Assessor Técnico e Orientador Educacional da Cáritas Diocesana de Sobral e tem experinecias em trabalhos com munidade e assenttamentos rurais, implantação sistemas Agroflorestais, e casa de sementes comunitáris no semi-árido Cearense.

Downloads

Publicado

2011-11-13

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar