10791 - Riscos e vulnerabilidades em assentamentos rurais no Estado da Paraíba

Autores

  • João Batista Alves Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Alan Ripoll Alves Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Assentamentos, Semi-árido, Riscos, Vulnerabilidades.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a que riscos, perigos e vulnerabilidades comunidades de assentamentos no Estado da Paraíba estão sendo submetidas e quais ações as mesmas têm tomado, de modo a suportarem e se adaptarem às condições adversas do semi-árido. Para tal, partiu-se de diagnóstico realizado sobre os graus de deterioração socioeconômica e ambiental dos assentamentos, avaliando-se as interações entre estes e os aspectos teóricos relacionados a riscos e vulnerabilidades. Constatou-se que os assentamentos analisados encontravam-se social, econômica e ambientalmente vulneráveis. Todavia, observou-se também que eles têm tomado medidas que proporcionaram até este momento sua sobrevivência, mas que, por outro lado, havia uma imprevisibilidade quanto à sua permanência sob as condições atuais, face às mudanças climáticas previstas.

Biografia do Autor

  • João Batista Alves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB e Engenheiro Florestal pela UFV
  • Alan Ripoll Alves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC, Especialista em Gestão Ambiental Urbana pelo CENTEC e Biólogo pela UFC.

Downloads

Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

VII CBA -3. Instrumento de justiça ambiental e social no campo