10889 - Produção e distribuição de mudas de nim para controle de insetos na cidade de Barreiros – PE.

Autores

  • Ronaldo Moraes Melo IFPE instituto federal de Pernambuco
  • Jonas Sergio Oliveira Filho IFPE campus Barreiros
  • Bruna Rayssa Silva IFPE Campus Barreiros
  • Caetano Cláudio Pereira Junior IFPE Campus Barreiros

Palavras-chave:

Nim, controle de insetos

Resumo

A espécie Nim (Azadirachta indica A. Juss) é uma planta que pode ser utilizada como controle alternativo de pragas por conter substâncias que atuam como repelentes. Atualmente foi comprovado que esta espécie não só repele pragas de plantas cultivadas como também mosquitos, como o Aëdes aegypti, transmissor da dengue, evitando o uso de inseticidas sintéticos. A cidade de Barreiros possui características propícias para o acúmulo de larvas do mosquito da dengue e um aumento excessivo dos mesmos devido à enchente ocorrida no ano de 2010, o acúmulo de lixo deixado por ela, bem como a destruição da sua mata ciliar. Visto isso, foi implantado um projeto no IFPE Campus Barreiros com o objetivo de produzir a espécie Nim e distribuí-la nas principais instituições de ensino da cidade para que os jovens atuem como agentes multiplicadores na manutenção do ambiente e controle alternativo de mosquitos com o plantio de mudas. As plantas Nim foram produzidas no viveiro de agricultura I do campus Barreiros em um total de 300, feitas a partir de sementes pré-germinadas colhidas no engenho de passagem velha. Em instituições de ensino do município foi realizada uma palestra sobre a espécie e a prevenção de doenças na região e, então, distribuídas as mudas de Nim, explicando o modo de plantio e preparo do extrato para uso repelente. Os alunos que receberam as mudas deixaram em uma ficha o endereço onde posteriormente se fez uma visita em 50 residências para verificar a condição das mudas em campo e instruir sobre tratos culturais. Nas residências visitadas observou-se que as mudas estavam com um bom desenvolvimento, apresentavam boa coloração das folhas e altura significativa. Observou-se também que os alunos transmitiram o conhecimento adquirido, uma vez que seus pais demonstraram ter conhecimento sobre a espécie e seu uso.

Downloads

Publicado

2011-11-15

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas