10974 - Desenvolvimento sustentável e educação popular no semiárido: um estudo de caso dos impactos do projeto Umbuzeiro na região do Piemonte da Diamantina/BA, 2011

Autores

  • Mathilde Chaigneau Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (IHEAL) / Instituto de Permacultura da Bahia

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural sustentável, educação popular, agroecologia, avaliação de impactos

Resumo

Este texto trata da avaliação do projeto Umbuzeiro, que foi concebido inicialmente como uma formação técnica-pedagógica para a formação de educadores populares agroecológicos. Ultimamente, este projeto tem tomado uma dimensão política. Após a apresentação da metodologia e a interpretação teórica do projeto, o texto mostra os efeitos concretos e algumas conclusões que foram tiradas. As observações da avaliação destacam o papel importante das relações interpessoais, da união da comunidade, e da conscientização para atingir esta dimensão política

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Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia