11274 - Um ponto de vista urbano sobre a Educação do/no campo

Autores

  • Ivete Maria de Souza Oliveira Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral

Palavras-chave:

educando, campesina, significado, cultura.

Resumo

O conteúdo trabalhado ainda é um conteúdo baseado praticamente nos livros didáticos que estão espalhados nas escolas. Claro que sempre tem um diferencial porque numa escola campesina existe todo um conteúdo latente que é a prática social. O ideal é que os educadores trabalhem o conteúdo programático levando em conta que: muitos dos educandos estão em áreas regulares, outros em assentamentos ou acampamentos. Não se pode ignorar essa realidade, pois nenhuma escola ignora a realidade do seu sujeito: o educando. Os discursos, sejam eles de pessoas ou instituições, num primeiro momento, nem sempre são compreendidos. É necessário que se conheça o mundo e a cultura campesina para a elaboração de material didático apropriado, por exemplo, para que signos e coisas tenham significados. São mundos de contradições, pois ambos entram em choque quando os interesses de um são impostos em detrimento do outro. O diálogo entre as culturas será possível quando for reconhecido que em cada cultura há uma combinação diferente dos mesmos elementos comuns.

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Publicado

2011-11-25

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia