11490 - A formação do profissional de agronomia para atuação na educação do campo no estado do Paraná
Palavras-chave:
currículo, engenheiro agrônomo, agroecologiaResumo
O trabalho do agrônomo compreende uma esfera de educador, que se dá no domínio humano. Requer sua ação transformadora sobre a realidade. Mas, hoje a formação dos futuros profissionais ocorre de maneira fragmentada e reducionista, gerando profissionais especialistas: dominam competentemente determinado tema sem conseguir articular-se com outros campos do saber, conhecimentos, informações, técnicas ou instrumentos. Para a educação do campo, porém, precisa-se de profissionais engajados em pensar e fazer a formação humana, promovendo uma vida digna no campo, através do desenvolvimento regional, promoção da reforma agrária e agroecologia. Todavia, nos currículos as disciplinas para isso, são poucas, desconexas, fragmentadas ao longo do curso e, geralmente, com baixa carga horária. Formando profissionais reprodutores e vendedores dos conhecimentos já produzidos. No entanto, há perspectivas de mudança com a construção de currículos com ênfase em agroecologia.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia