11492 - A Agroecologia como prática de Educação Ambiental para Crianças Carentes

Autores

  • Cristiane Zamperin Escanhoela IFSP- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque
  • Alecio Rodrigues de Oliveira IFSP- Instutituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque
  • Natalia de Tsuzuki Escola Tecnica de Piedade
  • Priscila Gabriela do Carmo Vespasiano IFSP- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Conscientização, Educação infantil, Agroecologia

Resumo

Através da recuperação de áreas inadequadas, buscou-se promover a segurança alimentar de crianças, dando condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. O uso de alternativas simples, práticas e objetivas, potencializam a capacidade produtiva da terra, possibilitando o resgate do conhecimento e o aprendizado de novas técnicas. Com as experiências adquiridas com a implantação de técnicas agroecológicas alcançou-se a auto-suficiência da produção em busca de uma fonte alimentar alternativa e orgânica de acesso viável. Esse processo embora simples necessita um grande comprometimento com as etapas, pois, é o subsídio para a produção e existem as épocas mais adequadas para obtenção de alguns cuidados. Há a necessidade de se ter grupos responsáveis pelas atividades como controle da umidade do solo, verificação de algum tipo de problema que possa ocorrer (pragas e doenças) durante o processo e a manutenção geral, como organização e escala de tarefas incluindo palestras e dinâmicas educacionais pedagógicas. Com todas essas exigências, busca-se a responsabilidade e o trabalho em grupo.

Biografia do Autor

  • Cristiane Zamperin Escanhoela, IFSP- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque
    Discente do Curso de Licenciatura em Biologia
  • Alecio Rodrigues de Oliveira, IFSP- Instutituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque
    Área de Agronegócio
  • Natalia de Tsuzuki, Escola Tecnica de Piedade
    Área de Agroecologia
  • Priscila Gabriela do Carmo Vespasiano, IFSP- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque
    Discente do Curso de Licenciatura em Biologia

Downloads

Publicado

2011-12-02

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)