11492 - A Agroecologia como prática de Educação Ambiental para Crianças Carentes
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Conscientização, Educação infantil, AgroecologiaResumo
Através da recuperação de áreas inadequadas, buscou-se promover a segurança alimentar de crianças, dando condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. O uso de alternativas simples, práticas e objetivas, potencializam a capacidade produtiva da terra, possibilitando o resgate do conhecimento e o aprendizado de novas técnicas. Com as experiências adquiridas com a implantação de técnicas agroecológicas alcançou-se a auto-suficiência da produção em busca de uma fonte alimentar alternativa e orgânica de acesso viável. Esse processo embora simples necessita um grande comprometimento com as etapas, pois, é o subsídio para a produção e existem as épocas mais adequadas para obtenção de alguns cuidados. Há a necessidade de se ter grupos responsáveis pelas atividades como controle da umidade do solo, verificação de algum tipo de problema que possa ocorrer (pragas e doenças) durante o processo e a manutenção geral, como organização e escala de tarefas incluindo palestras e dinâmicas educacionais pedagógicas. Com todas essas exigências, busca-se a responsabilidade e o trabalho em grupo.Downloads
Publicado
2011-12-02
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia