11621 - Planejamento participativo e desenvolvimento rural sustentável: relato de experiência

Autores

  • Christiane Fernandes Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Elis Regina Costa Morais Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Comunidades rurais. Janduís/RN.

Resumo

O presente trabalho, objetiva relatar a contribuição do Diagnóstico Rápido e Participativo em Agroecologia – D.R.P.A - para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do município de Janduís/RN. Realizado entre os anos 2005 e 2006, por organizações governamentais ou não, e junto a agricultores (as) locais, tal diagnóstico permitiu a apreensão de alguns problemas que permeiam a agricultura daquele município: desmatamento, queimadas, agrotóxicos, pouco aproveitamento dos quintais, recursos hídricos, entre outros. Diante de tais problemas foram apontadas algumas medidas que pudessem a vir amenizá-los: agroflorestamento com espécies nativas, hortas orgânicas e comunitárias e/ou familiares, implantação da feira agroecológica, formação de grupo de mulheres. Logo, consideramos o D.R.P.A um instrumento de planejamento participativo de bastante significância para o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do Semi-Árido brasileiro.

Biografia do Autor

  • Christiane Fernandes Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Aluna do Curso de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade, nível de mestrado, área interdisciplinar, do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
  • Elis Regina Costa Morais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Prof.ª Dr.ª do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológica, área Ciências Ambientais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Downloads

Publicado

2011-12-17

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas