11791 - De agricultor para agricultor: a formação de grupos agroecológicos em assentamentos da Reforma Agrária do Território Leste Sergipano

Autores

  • Ubiratan Santana CFAC (Centro Comunitário de Formação em Agropecuária), Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS)
  • Juliana Duarte Mestre em Ecologia e Conservação - Núcleo de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (NPEC-UFS)
  • Marília Fontes CFAC (Centro Comunitário de Formação em Agropecuária), Mestranda em Agroecossistemas (NEREN/UFS)

Palavras-chave:

Agroecologia, intercâmbio, campesino a campesino

Resumo

O Território Leste Sergipano é marcado pelo avanço da cultura da cana-de-açúcar pelas usinas. Como não existem mais áreas para expansão, os usineiros vêm buscando alternativas nas áreas da agricultura familiar, o que vem desconfigurando as características culturais e tradicionais da agricultura familiar camponesa. Pensando na transformação desse quadro e na construção de um processo de desenvolvimento rural baseado na sustentabilidade, apresenta-se a sistematização de uma experiência, protagonizada por assentados, de incentivo à formação de grupos de trabalho coletivo e de sistemas de produção baseados na agroecologia. A intenção é adotar uma estratégia já desenvolvida em países como Cuba, Nicarágua e Chile, onde os processos de construção do conhecimento agroecológico são desenvolvidos de campesino a campesino (de agricultor para agricultor).

Downloads

Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia