11844 - Contribuições do núcleo interinstitucional de agroecologia de Jaguariúna/SP em processos participativos de desenvolvimento rural sustentável

Autores

  • Marcos Correa Neves Embrapa Meio Ambiente
  • Francisco Miguel Corrales Embrapa Meio Ambiente
  • Waldemore Moriconi Embrapa Meio Ambiente
  • Henrique Barros Vieira Embrapa Meio Ambiente

Palavras-chave:

Transição agroecológica, Construção do conhecimento interinstitucional e transdisciplinar

Resumo

Neste relato apresentamos a experiência da construção de conhecimento agroecológico, desenvolvida na Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna-SP, realizada a partir de 2008. O trabalho contempla a criação e o desenvolvimento de um Núcleo de Agroecologia, interinstitucional e transdiciplinar, composto por pesquisadores, técnicos e agricultores. O objetivo do núcleo é promover, de forma participativa, ações para a evolução do processo de transição agroecológica regional e a construção do conhecimento agroecológico, a partir da identificação das questões limitantes do processo e da integração entre agentes de desenvolvimento regional e agricultores. Os membros do núcleo interinstitucional gerenciam uma área demonstrativa, denominada Sítio Agroecológico, utilizada para demonstrar concretamente conceitos e conhecimentos dos processos ecológicos nos sistemas produtivos, pela implantação, manutenção e monitoramento de unidades de observação. O Sítio configura-se como um elemento integrador do núcleo inteinstitucional, já que ao promover a troca de experiências entre os membros a partir do exercício prático e presencial de atividades em campo.

Biografia do Autor

  • Marcos Correa Neves, Embrapa Meio Ambiente
    Gestão Ambiental
  • Francisco Miguel Corrales, Embrapa Meio Ambiente
    Agroecologia
  • Waldemore Moriconi, Embrapa Meio Ambiente
    Agroecologia
  • Henrique Barros Vieira, Embrapa Meio Ambiente
    Campos Experimentais

Downloads

Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)