11990 - A pesquisa como elemento educativo na proposta pedagógica do Curso Técnico em Agroecologia do CEAGRO, município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná.

Autores

  • Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
  • Leonardo Pereira Xavier CEAGRO
  • Milena Aparecida Ferrari Mateus UNICENTRO - Campus de Guarapuava
  • Christiano Boza Bolsista CNPq UFFS / CEAGRO

Palavras-chave:

formação em agroecologia, UPAs, CEAGRO, MST

Resumo

Diversas são as experiências de formação técnica em Agroecologia construídas a partir da articulação entre organizações sociais populares do campo e a rede pública de ensino. Tais experiências se destacam por abordagens pedagógicas diferenciadas, que garantem a formação de um perfil de técnico comprometido com a construção da proposta agroecológica enquanto uma nova relação dos que praticam a agricultura frente ao ambiente e à sociedade. Um elemento que fortalece essa práxis é a constituição de tempos educativos dedicados à pesquisa em Agroecologia, vista como uma ferramenta para facilitar a leitura sistemática da realidade, a identificação de gargalos e a proposição de tecnologias adequadas às condições locais. A experiência aqui relatada apresenta o papel das Unidades de Pesquisa em Agroecologia (UPAs), enquanto tempo e espaço educativo do Curso Técnico em Agroecologia desenvolvido pelo pelo CEAGRO e o IFPR.

Biografia do Autor

  • Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
    Área Agroecologia

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Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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