12161 - Curupira: Experiências do Projeto Extencionista em Arte-Educação Ambiental e Agroecologia na Zona da Mata Mineira

Autores

  • Natália Pereira de Oliveira Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
  • Maria Oliveira Cortes Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
  • Jaqueline Medina de Cássia Lopes da Silva Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – MG,
  • Roberta Aparecida da Silva Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
  • Carla Gonçalves Ramos Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG

Palavras-chave:

Agroecologia1, valorização do campo2, arte e educação3

Resumo

O Projeto Curupira-Arte Educação Ambiental e Agroecologia faz parte do Programa Educação e Cultura do Campo do CTA/ZM – Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, em Minas Gerais. Esse trabalho tem como objetivo construir espaços formativos interdisciplinares que possibilite uma visibilidade e fortaleça a interdependência entre ambiente natural e sócio-cultural dentro dos princípios agreoecológicos, a partir da valorização da visão das crianças e adolescentes em conjunto com suas famílias/comunidade e escolas. O Projeto realiza atividades/oficinas que buscam desenvolver e estimular a percepção espaço-ambiental, pautado na valorização local. Dentre os resultados destacamos o resgate da perpetuação dos saberes das comunidades, bem como reencontros com as próprias raízes dos atores envolvidos; a interação entre as escolas e as famílias, na busca de que os envolvidos passem a se ver como construtores e/ou multiplicadores, destes saberes populares/campo que muitas vezes são alienados.

Biografia do Autor

  • Natália Pereira de Oliveira, Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
    Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, Graduanda em Bacharel de Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, estagiária do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG.
  • Maria Oliveira Cortes, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
    Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa, técnica do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
  • Jaqueline Medina de Cássia Lopes da Silva, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – MG,
    Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa, técnica do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – MG
  • Roberta Aparecida da Silva, Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, estagiária do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG.
  • Carla Gonçalves Ramos, Universidade Federalde Viçosa; Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, estagiária do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, MG.

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Publicado

2011-12-29

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia