12182 - Comportamento de doses crescentes de esterco de aviário aplicadas em cobertura e do molibdênio, sobre a produtividade do feijoeiro comum

Autores

  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • RAFAEL COCATE ALVES IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • ANTÔNIO DANIEL FERNANDES COELHO IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
  • JOSÉ EUSTÁQUIO DE SOUZA CARNEIRO Universidade Federal de Viçosa
  • BRAULY MARTINS ROCHA IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA

Palavras-chave:

Adubação orgânica, adubação molíbdica, feijoeiro comum

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação do molibdênio e de diferentes doses de esterco de aviário aplicado em cobertura, na produtividade do feijoeiro comum, cultivado em sistema agroecológico de produção. O experimento consistiu de 10 tratamentos, seguindo arranjo fatorial de 2 x 5 distribuído da seguinte forma: molibdênio (ausência e aplicação via foliar) e 05 doses diferentes de esterco de aviário aplicadas como adubação em cobertura (0,0; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 ton.ha-1). O tratamento testemunha foi aquele sem a adição do adubo orgânico e sem molibdênio. Para as condições deste experimento, não houve efeito do fornecimento de molibdênio aplicado em cobertura, aos 28 DAE. Ocorreu aumento no número de vagens/planta de feijoeiro, em função de doses crescentes de esterco de aviário; também houve resposta à aplicação crescente de esterco de aviário em cobertura, sobre a produtividade do feijoeiro sendo que, melhores produções foram obtidas com a dose 8,0 ton.ha-1.

Biografia do Autor

  • SILVANE DE ALMEIDA CAMPOS, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Possui Curso Técnico em Meio Ambiente pelo CEFET Rio Pomba-MG (2003), Graduação Tecnologia em Agroecologia pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba (2010). Cursando Bacharel em Agroecologia pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Ambiental pela FIJ e Curso de Extensão em Homeopatia, Plantas Medicinais e Produção de Alimentos Orgânicos pela UFV (2011). Interesse nas áreas de Meio Ambiente, Agroecologia, Recuperação de Áreas Degradadas, Produção Vegetal, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Homeopatia agrícola.
  • RAFAEL COCATE ALVES, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Graduado no curso de Tecnologo em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Estudante do cuso de Bacharel em Agroecologia do IFSEMG-Rio Pomba. Bolsista do grupo PET Ciências Agrárias do IFSEMG-Rio Pomba. Monitor da disciplina de Estatística e Probabilidade do IFSEMG-Rio Pomba.
  • MARCOS LUIZ REBOUÇAS BASTIANI, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Atualmente é professor ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rio Pomba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, manejo de plantas espontâneas, olericultura e grandes culturas.
  • ANTÔNIO DANIEL FERNANDES COELHO, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1991) , mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1995) , doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Em Agropecuária pela Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (1986) . Atualmente é Professor de ensino basico, tecnico e tecn. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnol. do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Genética , com ênfase em Genética Vegetal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Feijoeiro, linhagens, épocas de cultivo. 14/06/11
  • JOSÉ EUSTÁQUIO DE SOUZA CARNEIRO, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1982), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de melhoramento de plantas e fitotecnia, com ênfase na cultura do feijão. Bolsista CNPq.
  • BRAULY MARTINS ROCHA, IF SUDESTE MG - CAMPUS RIO POMBA
    Formado em Técnico em Zootecnia, Área Profissional de Agropecuária, pelo CEFET Rio Pomba/MG, Graduação em Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais - Campus Rio Pomba, Pós Graduando em Gestão Ambiental pela FIJ. Atualmente é Técnico em Agropecuária do Setor de Agricultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste Minas Gerais - Campus Rio Pomba.

Downloads

Publicado

2011-12-29

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>