12330 - O lúdico na valorização do saber local sobre plantas medicinais numa escola da zona rural de Manaus – Amazonas

Autores

  • Monique Mota Bezerra Bolsista CNPq, Projeto Biotupé
  • Veridiana Vizoni Scudeller Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

educação ambiental, lúdico, plantas medicinais, comunidade rural

Resumo

Tradicionalmente, em comunidades rurais da Amazônia, a transmissão do conhecimento sobre o uso de plantas medicinais ocorre basicamente por via oral, como uma herança familiar/cultural. Porém, o contato com meio industrializado/tecnológico acarreta a erosão desse valioso conhecimento, uma vez que outros valores são incorporados e não há mais interesse nesse conhecimento que perde assim o seu valor para a presente geração. O Projeto Saberes Locais visou resgatar e valorizar esse conhecimento ainda existente, além de promover boas práticas agrícolas, transformando as informações obtidas pelos adultos em brincadeiras para as crianças, visando despertar o interesse, dedicação e o compromisso dessas crianças para o uso das plantas medicinais. Foram realizadas atividades como jogos pedagógicos, aulas expositivas e peças teatrais, além de atividade de reciclagem e higiene pessoal, pois apesar dessas crianças habitarem uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, não havia preocupação com preservação e conservação dos recursos.

Biografia do Autor

  • Veridiana Vizoni Scudeller, Universidade Federal do Amazonas
    ICB/Departamento de Biologia

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Publicado

2011-11-29

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar