12418 - A sistematização de experiências e a educação popular como elemento de construção do conhecimento agroecológico: apontamentos para o debate

Autores

  • Ana Dubeux Universidade Federal Rural de Pernambuco, Nucleo de Agroecologia e Campesinato, Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares

Palavras-chave:

conhecimento agroecológico, educação popular, sistematização de experiências

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados preliminares de uma experiência implementada pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da implementação do Curso de Especialização “Convivência com o semiárido na perspectiva da segurança e soberania alimentar e da agroecologia”. No trabalho estaremos indicando o processo que está em desenvolvimento pelos professores e estudantes do curso na perspectiva de romper com o paradigma clássico de pesquisa, indicando a educação popular e a sistematização de experiências como fundantes do processo de construção do conhecimento agroecológico. A intenção é perceber não apenas em como o processo valoriza e ressignifica as experiências agroecológicas implementadas por agricultores e agricultoras no semiárido brasileiro, indicando-as como fundamentais na construção do conhecimento agroecológico, mas também de como o NAC busca questionar e ressignificar sua prática acadêmica neste contexto.

Biografia do Autor

  • Ana Dubeux, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Nucleo de Agroecologia e Campesinato, Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares
    Possui Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Sociologia - Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (2004) e realizou estagio pos- doutoral no CIRAD Montpellier, França, UMR Innovation (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando durante os ultimos anos em projetos de pesquisa-ação junto aos grupos acompanhados pela Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da UFRPE. Busca articular em suas tematicas de pesquisa a sociologia e a educação, numa perspectiva de resignificação do paradigma de produção de ciência na universidade à partir da interface possivel e necessaria com a sociedade. Dentre as principais tematicas destacam-se a economia solidaria, a extensão rural e o desenvolvimento territorial rural sustentavel.

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Publicado

2011-11-26

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia