12418 - A sistematização de experiências e a educação popular como elemento de construção do conhecimento agroecológico: apontamentos para o debate
Palavras-chave:
conhecimento agroecológico, educação popular, sistematização de experiênciasResumo
O presente trabalho visa apresentar os resultados preliminares de uma experiência implementada pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da implementação do Curso de Especialização “Convivência com o semiárido na perspectiva da segurança e soberania alimentar e da agroecologia”. No trabalho estaremos indicando o processo que está em desenvolvimento pelos professores e estudantes do curso na perspectiva de romper com o paradigma clássico de pesquisa, indicando a educação popular e a sistematização de experiências como fundantes do processo de construção do conhecimento agroecológico. A intenção é perceber não apenas em como o processo valoriza e ressignifica as experiências agroecológicas implementadas por agricultores e agricultoras no semiárido brasileiro, indicando-as como fundamentais na construção do conhecimento agroecológico, mas também de como o NAC busca questionar e ressignificar sua prática acadêmica neste contexto.Downloads
Publicado
2011-11-26
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia