12581 - Vivências integradas em agroecologia e educação em saúde: compartilhando saberes e práticas para a construção da sustentabilidade

Autores

  • Liv Ludwig Gonçalves UFRGS
  • Gema Conte Piccinini UFRGS
  • Sofia Zutin Gasparotto UFRGS
  • Francyele Melgarejo Silveira UFRGS
  • Melina Muccillo Gonçalves UFRGS

Palavras-chave:

Educação para a sustentabilidade, integração de práticas e saberes tradicionais e acadêmicos, hortos agroecológicos, saúde humana e ambiental.

Resumo

Na busca por sociedades sustentáveis nas esferas ambiental, social, cultural, econômica e política, faz-se necessário integrar diferentes conhecimentos e construir ambientes interdisciplinares, saudáveis e afirmativos. Neste contexto, espaços de vivências e construções coletivas, como hortos comunitários agroecológicos, têm papel fundamental na educação para a sustentabilidade. Este relato fala sobre o encadeamento de diferentes experiências em educação em saúde a partir de princípios e ideais agroecológicos, na zona urbana da cidade de Porto Alegre, Rio grande do Sul. Integrando conhecimento popular e científico, vivências práticas com o ambiente, compreensão dos processos ecossistêmicos do meio em que vivemos e do nosso lugar dentro dele, cria-se ambientes produtivos, ecológicos e sustentáveis, que reafirmam valores e práticas de cuidado humano e ambiental.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Edição

Seção

VII CBA - 2. Sociedade , Saúde e Soberania alimentar