12653 - Aula de Campo: Uma Estratégia Interdisciplinar Significativa para o Ensino-aprendizagem

Autores

  • Sidney Gomes Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
  • Francisca Gomes Torres Filha INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
  • Êlika Suzianny Sousa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU

Palavras-chave:

Agroecologia, Aula de Campo, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por docentes do IFRN, campus Ipanguaçu, através das práticas de realização de aulas de campo com alunos do curso de agroecologia. Objetivou-se transformar a escola num espaço significativo e interessante para o educando, de maneira a complementar o assunto abordado em sala de aula e promover um melhor ensino-aprendizado. Utilizou-se a metodologia de visitas a experiências práticas de modelos de produção agroecológicas em Projetos de Assentamentos Rurais no município de Apodi/RN. Percebeu-se que as aulas de campo permitem construir um processo pedagógico que promove um saber crítico, reflexivo, criativo e organizado, potencializando os alunos a responderem ativamente a questões que antes só podiam e eram percebidas em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Sidney Gomes Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
    Professor do Curso de Agroecologia, IFRN, Campus Ipanguaçu, mestre em Gestão e Desenvolvimento de Cooperativas (Université de Sherbrooke, Québéc - Canadá), especialista em Associativismo (UFRPE) e graduado em Agronomia (ESAM/UFERSA).
  • Francisca Gomes Torres Filha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996), graduação em Curso Superior de Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas (2000), Especialização em Antropologia Cultural e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Êlika Suzianny Sousa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Semi-Árido. Atualmente é doutoranda em Ciência Animal pela UFERSA e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia