114 - Capacitação para implantação de horta escolar nas APAES de Mato Grosso do Sul: um método natural substituindo o convencional

Autores

  • Maria Aparecida Lemes REIS FEAPAE/MS
  • Sandra Rosani Martins ALCÂNTARA CEDEG/APAE
  • Emerson Pereira COGHI Fundação Mokiti Okada
  • Paulo Roberto Ribeiro CHAGAS Fundação Mokiti Okada

Palavras-chave:

agroecologia, preservação, alimentação natural, agricultura natural.

Resumo

O presente trabalho versa sobre a capacitação na área da Agricultura Natural no CEDEG/APAE de Campo Grande-MS, utilizando a tecnologia exclusiva, desenvolvida pela Fundação Mokiti Okada (FMO) e aplicada pelo Setor de Consultoria Agrícola (SCA) da Secretaria da Agricultura Natural (SAN). Os fatores que levaram à implantação da horta natural nas APAES foram a necessidade do respeito à natureza, a não agressão à terra, a não utilização de agrotóxicos e produtos químicos, o cuidado com o corpo e com o que ingerimos e o grande número de alunos com deficiência intelectual com idade acima de 16 anos nas APAES que não apresentam perfil laboral para o inclusão no trabalho competitivo. Desde setembro de 2009, mensalmente, a CEDEG-APAE de Campo Grande, MS, recebe a consultoria em Agricultura Natural e cerca de 45 professores das APAES participaram dos cursos e consultorias. Dez APAES estão utilizando esta tecnologia e cerca de 210 alunos participam semanalmente das atividades da horta. Atualmente, o CEDEG/APAE tem 72 canteiros que produzem hortaliças saudáveis de solo sadio “limpo”, que vão para cozinha do CEDEG/APAE e o excedente é vendido para os professores e pais.

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Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos