117 - Educação na Aldeia Te’yikue, em Caarapó, Mato Grosso do Sul – a conquista do curso de Técnico em Agroecologia

Autores

  • Rodinei Ramires MARQUES Escola Ivy Poty
  • Valdinei Marques MENDONÇA Escola Ivy Poty
  • Eliel BENITES Escola indígena Nandejara
  • Rosangela Aparecida Aquino INSFRAN Escola Ivy Poty

Palavras-chave:

etnias Guarani e Kaiowa, Ará Verá, mutirão, participação e decisão coletiva, módulos agroflorestais

Resumo

Este relato busca sintetizar o empenho da comunidade indígena da Aldeia Te’yikue, em construir propostas de uma educação diferenciada que visa a valorização dos conhecimentos tradicionais, aliados aos conhecimentos científicos historicamente construídos pela sociedade. Neste sentido, o texto reforça a luta desta comunidade em oferecer às crianças e jovens, um ensino que leve em consideração o modo de ser e de viver Guarani e Kaiowá, que lhes possibilitem uma formação crítica da conjuntura em que vivem, culminando com a construção de espaço físico composto de cinco laboratórios de base científica, dois da base tecnológica e biblioteca, para dar suporte a um curso técnico em nível médio, com enfoque agroecológico, na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Yvy Poty.

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Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos