13474 - A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 6.

Autores

  • José Silveira Filho Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria Municipal de Educação/Hortas Escolares (UFC/PMF)
  • Alessandra Rios Silveira Prefeitura de Fortaleza/Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, Ceará.

Palavras-chave:

Agroecologia, Alimentação escolar, Socioambiental, Sustentabilidade

Resumo

Esse trabalho objetiva mostrar a importância da horta orgânica escolar e relatar as experiências desenvolvidas por professores e estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e de algumas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na pesquisa os diretores das escolas afirmaram que os objetivos acordados se cumprem de forma total ou parcial em 100% dos casos e que os resultados são excelentes ou muito bons em 75% deles. Os professores avaliaram o Programa como “muito bom” e “excelente” em 100% dos casos, com um alto cumprimento dos objetivos. Os alunos disseram que as atividades da horta são “positivas” em 100% das respostas. Entre as atividades que mais agradaram destacam os “tratos culturais” com 44% e o “plantio” com 40%. Em seguida, o “minhocário” com 4% e “outras” com 12%. As atividades desenvolvidas na horta promoveram a oportunidade de muitas crianças estabelecerem contato com a natureza e um maior conhecimento do que a mesma pode trazer para a saúde.

Biografia do Autor

  • José Silveira Filho, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secretaria Municipal de Educação/Hortas Escolares (UFC/PMF)
    Doutor em Educação: defendeu em 04 de novembro de 2010, Tese intitulada: O PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: André Haguette Mestre em Agronomia: defendeu, em 14 de maio de 1996, Dissertação intitulada: SENSIBILIDADE DO MAMOEIRO (Carica papaya L.) A FUNGICIDAS, junto ao Curso de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE. Orientador: José Júlio da Ponte Filho. Graduação Licenciatura em Agronomia com Habilitação nas Disciplinas Matemática e Ciências. Diplomado em 25.01.2000, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE. Bacharelado em Engenharia Agronômica – Diplomado em 18 de dezembro de 1971, Escola de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE.. Titulação: Mestre em Agronomia e Doutor em Educação
  • Alessandra Rios Silveira, Prefeitura de Fortaleza/Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, Ceará.
    Professora Pedagoga e Especialista da escola Municipal Mattos Dourado.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências