13474 - A experiência agroecológica da horta escolar na rede pública municipal de Fortaleza: o caso das escolas das regionais 2 e 6.
Palavras-chave:
Agroecologia, Alimentação escolar, Socioambiental, SustentabilidadeResumo
Esse trabalho objetiva mostrar a importância da horta orgânica escolar e relatar as experiências desenvolvidas por professores e estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e de algumas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Na pesquisa os diretores das escolas afirmaram que os objetivos acordados se cumprem de forma total ou parcial em 100% dos casos e que os resultados são excelentes ou muito bons em 75% deles. Os professores avaliaram o Programa como “muito bom” e “excelente” em 100% dos casos, com um alto cumprimento dos objetivos. Os alunos disseram que as atividades da horta são “positivas” em 100% das respostas. Entre as atividades que mais agradaram destacam os “tratos culturais” com 44% e o “plantio” com 40%. Em seguida, o “minhocário” com 4% e “outras” com 12%. As atividades desenvolvidas na horta promoveram a oportunidade de muitas crianças estabelecerem contato com a natureza e um maior conhecimento do que a mesma pode trazer para a saúde.Downloads
Publicado
2013-11-12
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências