13500 - Percepção ambiental com relação ao processo de conversão do sistema convencional de produção de alimentos para o agroecológico

Autores

  • Lezita Zalamena Schmitt URI- Campus Erechim
  • Ana Claudia Piovezan Borges URI- Erechim
  • Itamar Luís Gonçalves URI- Erechim
  • Alice Teresa Valduga URI- Erechim

Palavras-chave:

Produtores, Agricultura Familiar, Hortifrutigranjeiros, Incentivo

Resumo

A base da agricultura familiar consiste na produção de gêneros alimentícios em que as atividades são executadas por membros da própria família, por vezes de forma sustentável. O presente estudo objetivou avaliar a percepção de consumidores, produtores e dirigentes pertencentes às cooperativas de agricultura familiar de cinco municípios da microrregião de Santa Rosa/RS. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista, onde buscou-se relatar o tempo que eles julgam necessário à depuração do solo e suas percepções sobre o uso de metodologia agroecológica/convencional. Os dados obtidos revelaram que, 50,88% dos entrevistados julgaram necessário no mínimo cinco anos para depuração do solo. O desequilíbrio ambiental e os danos causados à saúde humana associados ao uso de agroquímicos faz com que a percepção dos atores sociais volte-se à aprimorar relações homem-ambiente, para a conservação da biodiversidade, ao optar por uso de técnicas agrícolas menos agressivas ao meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Lezita Zalamena Schmitt, URI- Campus Erechim
    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia da URI/Erechim. Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras-MG (2000), graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1989) e Habilitação Plena em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Campus Santa Rosa (1993). Atualmente é professora de Química da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico