13720 - A criação de mançaia (MELIPONINI) no território do sisal; O pasto melipolícola para mandaçaia nos municípios de Serrinha e Araci - Bahia

Autores

  • maracaja brandão maracaja Empresa Baiana de Desenvolvimento Agricola S/A

Palavras-chave:

Melipona, abelhas sem ferrão, criação racional, manejo sustentado, agricultura familiar.

Resumo

Artigo retirado da Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências, no Curso de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica (Mestrado Profissional).Para atingir os objetivos deste estudo, primeiramente foi realizado um diagnóstico, por meio de questionário com a intenção de avaliar as condições socioeconômica e tecnológica dos meliponicultores do território do Sisal. Foram feitos levantamentos in situ das condições do pasto apícola, por meio do levantamento das plantas usadas como fonte de alimento para as abelhas, bem como análises físico-químicas dos méis produzidos nos meliponários em estudo para acompanhar a sua qualidade. O sistema consolidado foi discutido com os meliponicultores e as recomendações foram feitas no sentido de adequar o sistema às condições locais.

Biografia do Autor

  • maracaja brandão maracaja, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agricola S/A
    Mestre em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ-2010.Possui graduação de Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (1979).Com Pós Graduação em Agroecologia pela Universidade. de Berkeley-Califôrnia-USA(2007).Pós em Cooperativismo na UFV-MG(2006) e Pós em Desenvolvimento Sustentável do Semiárido NordestinoUFPB(1997).Especialista em Desenvolvimento Comunitário pela UFPE(1981).Atualmente é membro efetivo do corpo Téc de Nível Superior em Desenvolvimento Rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola s/a- EBDA. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal