13721-Etnoconhecimento de plantas medicinais em área urbana: para além da terapêutica.

Autores

  • Alisson Martins Duarte Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Everley Rosane Goetz Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC
  • Pedro Boff Pesquisador EPAGRI/EELages.

Palavras-chave:

etnobotânica, conhecimento tradicional, saúde, grupo social.

Resumo

O estudo objetivou verificar o etnoconhecimento sobre plantas medicinais em discentes e docentes de ensino fundamental e médio em área urbana. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas em abril-maio de 2013 com discentes do 8° ano do ensino fundamental, 3° ano do ensino médio e docentes de escola pública de Lages, SC. A maioria dos discentes e docentes conhece e/ou utiliza plantas medicinais (91%). O saber sobre plantas medicinais foi aprendido com a mãe e/ou avó (60%). O grupo-8° ano teve a menor diversidade de espécies com atribuição de várias enfermidades, ao passo que o 3° ano alcançou 20 espécies com especificidade no tratamento O grupo-8° ano a aquisição de plantas é da própria horta ou parentes, ao passo que discentes do grupo-3° ano e grupo-docentes adquirem do mercado. Para o grupo-8° ano a cura significa sentir-se alegre e com disposição, ao passo que para discentes do 3° ano e docentes é a ausência de sintomas da enfermidade.

Biografia do Autor

  • Alisson Martins Duarte, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
    Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis-Produção Vegetal.
  • Everley Rosane Goetz, Universidade do Planalto Catarinense- UNIPLAC
    Professora pelo Programa de Pós Graduação Ambiente e Saúde
  • Pedro Boff, Pesquisador EPAGRI/EELages.
    Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal

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Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais

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