13750 - A Comunidade Açaizal e a escassez de recursos naturais à jusante da barragem de Tucuruí: conflitos e alteração do modo de vida em uma comunidade de pescadores do município de Baião, estado do Pará.

Autores

  • Matheus Benessuly Maués de Medeiros Universidade Federal do Pará
  • Aquiles Vasconcelos Simões Universidade Federal do Pará
  • Bianca Pereira Amorim Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Grandes projetos, Hidrelétrica, Baixo Tocantins, agroecologia, sustentabilidade.

Resumo

A construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), no rio Tocantins, trouxe consequências às populações localizadas à jusante de sua barragem. A população ribeirinha do município de Baião está entre as que foram e continuam sendo atingidas diretamente por sua implantação. Assim, o presente estudo pretende refletir, à luz da concepção jurídica da posse agroecológica, sobre as principais mudanças nos modos de vida dessa população, em sua grande maioria camponeses pescadores. Tomou-se como objeto de estudo a comunidade Açaizal, aonde os pescadores vêm se esforçando para o estabelecimento de normas de caráter “consensual”, a exemplo do acordo de pesca, que primem pelo uso sustentável dos recursos naturais naquela comunidade. Com base no método compreensivo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Através de tais entrevistas, constatou-se a existência de conflitos acerca do uso e gestão dos recursos naturais, sobretudo pesqueiros, que se configuram como obstáculos à concretização do acordo de pesca e em certa medida orientam as estratégias de reprodução familiares dos pescadores.

Biografia do Autor

  • Matheus Benessuly Maués de Medeiros, Universidade Federal do Pará
    Estudante de graduação do curso de Direito da Universidade Federal do Pará. É membro bolsista do Grupo de Estudos sobre a Diversidade da Agricultura Familiar (GEDAF).
  • Aquiles Vasconcelos Simões, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Espaces, Sociétés Rurales et Logiques Economiques Université de Toulouse Le Mirail e École Nationale de Formation Agronomique (2003), menção sociologia, e doutorado em ETUDES RURALES - UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (2007), menção Ciências Sociais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, programa de pós-graduação em Agriculturas Amazônicas.
  • Bianca Pereira Amorim, Universidade Federal do Pará
    Graduanda em Biologia. Tem experiência na área de Biologia Geral.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais