13911 - Iniciação científica no ensino médio: a problemática da mosca-das-frutas em citros com cultivo de base ecológica
Palavras-chave:
Pesquisa-ação, monitoramento, pesquisa científica, alternativas ecológicas.Resumo
Discussões a respeito do cultivo agroecológico de alimentos vêm ganhando espaço em diversos segmentos da sociedade, especialmente na área de pesquisa e educação. Sendo assim, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul propôs um projeto que levasse o conhecimento acadêmico a uma comunidade escolar da cidade de Montenegro, RS, de maneira que os participantes trabalhassem de forma conjunta através da pesquisa-ação. O objetivo do projeto foi incorporar a metodologia da iniciação científica no ensino médio tendo como agentes jovens de uma escola pública e realizar uma aproximação com a cadeia produtiva de citricultura de manejo orgânico. A demanda levantada foi a investigação do problema fitossanitário dos danos causados pela mosca-das-frutas em cultivos de citros. Quatro alunos receberam uma bolsa de IC-EM do Cnpq com duração de um ano. A pesquisa foi realizada em dois pomares, um da variedade, Montenegrina (C. deliciosa) e o outro do híbrido tangor Murcott (C. sinensis x C. reticulata) em uma propriedade de um agricultor associado à ECOCITROS. Os alunos realizaram atividades de monitoramento e identificação de moscas-das-frutas que atacam as tangerinas, tabulação de dados e análises estatísticas, o que permitiu a compreensão da importância em uma pesquisa científica. Como resultado deste ano de atividades, os alunos foram matéria no jornal da sua cidade, participaram do VII Salão UFRGS Jovem apresentando os resultados da pesquisa na forma de poster e apresentações orais, além de exporem o trabalho na amostra técnica científica da rede estadual de educação (EXPOTEC). Fechando o ciclo de atividades, visando uma aproximação com o setor produtivo, os resultados obtidos foram apresentados para agricultores no Encontro de Citricultura da região do Vale do Caí que ocorreu em maio de 2013, na cidade de Montenegro. Para esse evento, os alunos elaboraram um folder informativo voltado para produtores de citros, com informações a respeito das moscas-das-frutas. Este foi publicado pela EMBRAPA Clima Temperado. A gestão do processo de ensino-aprendizagem da agroecologia através da pesquisa mostrou-se uma ferramenta efetiva na formação do sujeito. Os alunos ampliaram suas metas, na busca de soluções para a problemática levantada, através de pesquisas para alternativas ecológicas para o controle da mosca.Downloads
Publicado
2013-11-12
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências