14039 - Desafios para a construção do conhecimento agroecológico com abordagem de gênero em uma universidade pública brasileira
Palavras-chave:
educação formal, mulheres trabalhadoras rurais, AgroecologiaResumo
A Agroecologia, como campo de conhecimentos comprometido com a sustentabilidade, apresenta o desafio de incorporar a temática das desigualdades de gênero vividas pelas trabalhadoras rurais e pescadoras, na vida social, cultural, econômica, na atividade produtiva e na construção do conhecimento. Assim, desde 2010, na UFRPE, o tema gênero foi incluído em algumas experiências de ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia. O desafio percebido é incorporar o tema na prática da educação formal, colaborando para uma leitura problematizadora e desnaturalizadora da realidade, bem como a superação da fragmentação do conhecimento na Agroecologia, que separa a dimensão produtiva de outras dimensões da vida social.Downloads
Publicado
2013-12-07
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências