14085 - Jovem rural, escola e trabalho – o caso de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul

Autores

  • Ezequiel Redin Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Ferrari da Costa Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

educação rural, sucessão, êxodo, juventude rural, formação,

Resumo

A pesquisa analisa, a partir do ponto de vista de jovens rurais de Arroio do Tigre/RS, a relação entre a educação escolar, trabalho rural e seus projetos futuros, tendo a instituição escola como espaço de formação cidadã e profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze jovens, filhos de agricultores familiares, pertencentes a faixa etária entre 12 a 24 anos de idade. De maneira geral, os atores rurais responsabilizam a escola como principal agente de preparação e formação profissional. Existe uma clara dissonância entre o ensino escolar e a vida cotidiana da população rural, portanto, submetidos a uma visão de mundo que pouco se coaduna com a realidade vivida. Os jovens que desejam permanecer na atividade agrícola não encontram na escola um espaço de qualificação para o trabalho rural. Fato que o desmotiva e conduz, em certa medida, a interrupção de seu estudo. Por fim, o jovem que permanece fica desamparado e àquele que pretende traçar caminhos fora da unidade de produção, precisa de maior qualificação. Para esses diferentes anseios, a formação e a qualificação é condição prioritária no processo de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Ezequiel Redin, Universidade Federal de Santa Maria
    Tecnólogo em Agropecuária: Sistemas de Produção (UERGS) CREA RS 160488; Bacharel em Administração (ULBRA); Especialista em Gestão Pública Municipal (UFSM); Mestre e Doutorando em Extensão Rural (UFSM); Editor do Periódico Extensão Rural (Santa Maria) http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/extensaorural/index - Revisor de 22 periódicos nacionais; Membro da Academia Centro Serra de Letras; Membro da Rede Temática de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Tesoureiro da Associação Rio-grandense dos Tecnólogos (ARTECNOL). CV: http://lattes.cnpq.br/4594328596786231
  • Felipe Ferrari da Costa, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação