14085 - Jovem rural, escola e trabalho – o caso de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
educação rural, sucessão, êxodo, juventude rural, formação,Resumo
A pesquisa analisa, a partir do ponto de vista de jovens rurais de Arroio do Tigre/RS, a relação entre a educação escolar, trabalho rural e seus projetos futuros, tendo a instituição escola como espaço de formação cidadã e profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze jovens, filhos de agricultores familiares, pertencentes a faixa etária entre 12 a 24 anos de idade. De maneira geral, os atores rurais responsabilizam a escola como principal agente de preparação e formação profissional. Existe uma clara dissonância entre o ensino escolar e a vida cotidiana da população rural, portanto, submetidos a uma visão de mundo que pouco se coaduna com a realidade vivida. Os jovens que desejam permanecer na atividade agrícola não encontram na escola um espaço de qualificação para o trabalho rural. Fato que o desmotiva e conduz, em certa medida, a interrupção de seu estudo. Por fim, o jovem que permanece fica desamparado e àquele que pretende traçar caminhos fora da unidade de produção, precisa de maior qualificação. Para esses diferentes anseios, a formação e a qualificação é condição prioritária no processo de desenvolvimento.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação