14089 - Abordagem dos princípios de agroecologia em escola pública de ensino fundamental do município de muzambinho/MG

Autores

  • Fabrício Santos Rita IFSULDEMINAS - Campus de Muzambinho
  • Claudiomir Silva Santos IFSULDEMINAS - Campus de Muzambinho
  • Marisa Passos Barbieri IFSULDEMINAS - Campus de Muzambinho

Resumo

Com o crescente consumo da sociedade vem sendo gerado cada vez mais resíduos, entre eles garrafas pets, alumínio e papelão. Devido à falta de conscientização, tais produtos acabam tendo fins ecologicamente não apropriados, sendo lançados em rios, matas, ruas e praças, promovendo poluição e degradação do meio ambiente. A inclusão da educação ambiental é um método que vem sendo muito utilizado nas escolas de ensino, pois desenvolve nos alunos a responsabilidade de reduzir o consumo, a consciência sobre desenvolvimento sustentável e os métodos existentes de reaproveitamento de materiais recicláveis. O objetivo deste trabalho consistiu em conscientizar as crianças de uma escola da rede pública sobre os princípios da agroecologia e desenvolver uma horta suspensa utilizando materiais recicláveis. A metodologia utilizada consistiu em desenvolver a difusão de conhecimentos e informações sobre os impactos que as embalagens plásticas exercem sobre o meio ambiente e estabelecer estratégias de preservação ambiental. Foi proferida uma palestra para crianças e professores, levando-se em consideração o conhecimento adquirido previamente e hábitos dos participantes. Em seguida solicitamos que os alunos trouxessem uma garrafa Pet de seus domicílios e no dia posterior iniciamos o plantio de mudas de hortaliças com a implantação das hortas suspensas em diferentes pontos da escola. Foi estabelecido que cada garrafa seria identificada pelo nome do aluno e que em associação com as disciplinas de ciências seriam observados o crescimento e desenvolvimento dos diferentes vegetais. O período de aplicação do projeto ocorreu em média durante 20 dias, entre os dias 17/06/2013 á 12/07/2013. A equipe pedagógica contou com professores e alunos de áreas multidisciplinares. Ao final das atividades, os alunos incorporaram práticas conscientes e sustentáveis sobre a produção de lixo e aplicação dos 42 R´s, estando aptos para prosseguir com sua atuação ambiental sustentável. Tivemos o aproveitamento de 100% dos alunos na capacitação. Concluímos que a educação é uma importante ferramenta para que as crianças possam desenvolver práticas de conservação do solo, preservação e mitigação dos impactos, viabilizando por conseqüência a estruturação de um meio ambiente mais saudável. Palavras-Chave: Agroecologia; sustentabilidade; ecoformação.

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Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências