14157 - Canteiro de plantas de uso ornamental, medicinal, frutífero e aromático como ferramenta no ensino de Ciências.

Autores

  • Analucia Cerri-Arruda Universidade Federal de São Carlos
  • Suzana da Costa Matsuda Universidade Federal de São Carlos - campus Araras
  • Alessandra dos Santos Penha Universidade Federal de São Carlos - campus Araras

Palavras-chave:

educação ambiental, ensino fundamental, jardim sensorial, lúdico

Resumo

O presente relato apresenta nossas experiências na realização de uma atividade de extensão que integra a comunidade escolar dentro do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras-SP, Brasil. Vale ressaltar que nosso campus é composto por cursos de graduação e pós-graduação em Agroecologia, dentre outros. Nosso objetivo foi de usar o jardim de plantas medicinais para estimular a aprendizagem do conteúdo abordado nas ciências naturais, o desenvolvimento de valores e atitudes em relação ao meio ambiente natural, noções de ética, cidadania e integração social entre os alunos. A atividade foi baseada na exploração dos sentidos do corpo humano, integrando a percepção de texturas, cores e aromas- estabelecendo assim relações dentro de conceitos agroecológicos. Para isso, elaboramos atividades lúdicas em nossos jardins públicos. Essa atividade mostrou-se um excelente recurso didático para alunos do ensino fundamental e para a utilização dos jardins da universidade como espaços educadores.

Biografia do Autor

  • Analucia Cerri-Arruda, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal Centro de Ciências Agrárias Laboratório de Ecologia Vegetal
  • Suzana da Costa Matsuda, Universidade Federal de São Carlos - campus Araras
    discente curso agroecologia
  • Alessandra dos Santos Penha, Universidade Federal de São Carlos - campus Araras
    Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal Centro de Ciências Agrárias Laboratório de Ecologia Vegetal

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências