14235 - A experiência do Projeto Dom Helder Camara no apoio à educação contextualizada: o caso do território do Sertão dos Inhamuns-CE.
Palavras-chave:
Educação do campo, convivência com o semiárido, agroecologia.Resumo
O artigo trata dos resultados centrais da experiência em Educação Contextualizada realizada no território do Sertão do Inhamuns, no âmbito do Projeto Dom Helder Camara (PDHC), ação piloto da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil (MDA) em colaboração com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Observou-se, através do estudo de documentos dos projetos, sistematização e entrevistas com pessoas envolvidas na experiência, que é possível construir alternativas valiosas de projetos políticos pedagógicos das escolas rurais na perspectiva da convivência com o Semiárido e Agroecologia; fortalecendo a permanência do jovem no campo e a formação de profissionais enraizados no próprio território ao qual pertencem, com amplo conhecimento da ecologia do Semiárido e maior capacidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação