14448 - Uso de plantas bioativas no manejo biológico de espécies prejudiciais a agricultura familiar – Porto Alegre, RS, 2013.

Autores

  • Maria Eduarda dos Santos Zambarda Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil e Movimento dos Pequenos Agricultores.
  • Célio Seidel Junior Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil e Movimento dos Pequenos Agricultores.
  • Rafael Roberto Dallegrave Negretti Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil e Movimento dos Pequenos Agricultores.

Palavras-chave:

Pequenos Agricultores, Possibilidades, Produção, Preservação.

Resumo

Esta experiência teve como objetivo atender a demanda dos pequenos agricultores por possibilidades de substituição de produtos químicos no manejo de espécies prejudiciais a cultivos agrícolas familiares. Neste contexto as plantas bioativas se tornaram uma boa possibilidade, mas para que as espécies utilizadas fossem de fácil acesso, aplicação e eficientes no manejo, foi feito um levantamento com as principais espécies consideradas “pragas” e as espécies de plantas bioativas ocorrentes nas propriedades e na região. Assim se chegou a dois tipos de uso destas plantas sendo o principal a forma de solução para pulverização nos cultivos e a outra o cultivo de plantas bioativas repelentes entre e as atraentes nas bordaduras dos cultivos agrícolas. Como resultado obteve-se uma satisfação dos agricultores e os incentivou na busca por novas possibilidades observando o ambiente em sua propriedade buscando melhorá-lo e percebendo que o equilíbrio entre produção e preservação é possível.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda dos Santos Zambarda, Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil e Movimento dos Pequenos Agricultores.
    Experimento manejo biológico; Agroecologia

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências