14452 - A resistência dos grupos de agroecologia na formação agroecológica – O caso GEAE - UFPR

Autores

  • Emílio Romanini Netto Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica (GEAE), Centro de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia (CEAGRO)
  • Alessander Von Wagner Fagundes Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica (GEAE) - Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil)

Palavras-chave:

Grupos de Agroecologia, GEAE, Movimento Estudantil, UFPR

Resumo

Historicamente formam-se organizações chamadas de Grupos de Agroecologia (GA`s), compostas majoritariamente por estudantes, em diversas Universidades do país. Tais organizações têm diversos parâmetros semelhantes, por exemplo, a maioria delas nasceu nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e em menor escala Biologia. Em 1981 participantes do movimento estudantil formaram o Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE) na Universidade Federal do Paraná, permeados pelas contradições da expansão do modelo capitalista industrial que se instalavam no rural brasileiro. Nos mais de 30 anos de sua história o grupo se manteve reunindo estudantes que partilhassem os mesmo anseios com relação à Universidade. Um espaço livre em que sempre se pode produzir um conhecimento além das salas de aula. Em meio às disputas políticas do Setor de Agrárias, o grupo resiste convictos da ciência que promove, sempre estimulados pelos marcos históricos deixado pelos antigos integrantes, na luta de formar senso crítico aos estudantes das agrárias, contra as desigualdades do rural brasileiro, fomentando a formação de quadros técnicos para os movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências