14579 - Avaliação de substratos alternativos na germinação de sementes de manjericão (Ocimum basilicum L.)

Autores

  • Antonio Anderson de Jesus Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Rebeca de Araújo Torres Universidade Federal do Ceará
  • Eder de Oliveira Santos Universidade Federal do Ceará
  • Luciana Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Jun Takane Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Planta medicinal, resíduos agrícolas, Fibra de coco, Casca de arroz carbonizada, Lamiaceae

Resumo

Com o objetivo de avaliar a possibilidade da utilização de substratos alternativos localmente disponíveis na germinação de manjericão (Ocimum basilicum L.) utilizaram-se como substratos areia (A), casca de arroz carbonizada (CAC), vermiculita (V), fibra de coco (FC) e turfa (T). O experimento foi realizado na Horta Didática da Universidade Federal do Ceará, no período de setembro a outubro de 2012. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com sete repetições de 50 sementes. Foram efetuadas as seguintes avaliações: % de germinação (%G) e índice de velocidade de germinação (IVG). Na % de germinação a maior média foi obtida com o uso de fibra de coco, em que a percentagem de germinação observada foi de 95,71%. Em relação ao parâmetro índice de velocidade de germinação os tratamentos constituídos de turfa e pela fibra de coco não apresentaram diferenças significativas, sendo os tratamentos que obtiveram os maiores valores do referido parâmetro, 3,96 e 4,56, respectivamente.

Biografia do Autor

  • Antonio Anderson de Jesus Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2011), atualmente é mestrando em Agronomia (Fitotecnia) na Universidade Federal do Ceará). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cultura de Tecidos vegetais de plantas tropicais.
  • Rebeca de Araújo Torres, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2011), atualmente é mestranda em Agronomia (Fitotecnia) na Universidade Federal do Ceará). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Floricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo técnico de orquídeas, cactos e plantas suculentas, antúrios e substratos.
  • Eder de Oliveira Santos, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2011), atualmente é mestrando em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) na Universidade Federal do Ceará). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cultura de Tecidos vegetais de plantas tropicais.
  • Luciana Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará
    Atualmente é graduanda em Agronomia pela universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Floricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo técnico de orquídeas, cactos e plantas suculentas, antúrios e substratos.
  • Roberto Jun Takane, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1991), mestrado em Fisiologia e Bioquímica Vegetal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor Adjunto do depto de Fitotecnia do CCA (Universidade Federal do Ceará). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Floricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultivo técnico de orquídeas, cactos e plantas suculentas, antúrios e substratos.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)