14617 - Diálogos com a comunidade atingida pela pulverização aérea de agrotóxicos

Autores

  • Helga Maria Martins de Paula Universidade Federal de Goiás, campus Jataí
  • Larissa Carvalho de Oliveira Universidade Federal de Goiás, campus Jataí

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Pontal dos Buritis, Modelo agrícola

Resumo

O presente relato faz parte de análises interdisciplinares realizadas a partir do estudo de caso referente à intoxicação por agrotóxico ocorrida no mês de maio de 2013 no Assentamento Pontal dos Buritis na região do Município de Rio Verde-GO. A pulverização aérea do agrotóxico engeo pleno na Escola Municipal localizada no Assentamento atingiu diretamente alunos e funcionários do local. Acidentes como esse reforçam a ausência de fiscalização/controle referente à utilização de produtos altamente tóxicos para os seres humanos e o meio ambiente. Além disso, atenta-se para a omissão do Poder Público em relação às situações tidas como um “detalhe” na cadeia desenvolvimentista agrária hegemônica, cadeia alicerçada em um modelo agrícola consagrado como imprescindível para o desenvolvimento do país, atrelado a características como: monoculturas, latifúndio, sazonalidade e precariedade de condições de trabalho para os trabalhadores da lavoura, uso de sementes transgênicas e agrotóxicos.

Biografia do Autor

  • Helga Maria Martins de Paula, Universidade Federal de Goiás, campus Jataí
    Professora efetiva de Direito Público do curso de Direito da UFG, campus Jataí. Pesquisa a área de conflitos socioambientais, ecologismo dos pobres, agrotóxicos e gênero.
  • Larissa Carvalho de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, campus Jataí
    Estudante do sétimo período do curso de direito da UFG, campus Jataí. Pesquisa a área de conflitos socioambientais, ecologismo dos pobres, agrotóxicos e gênero.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências