14655 - A importância da formação técnica com o enfoque agroecológico na educação no campo
Palavras-chave:
Agroecologia, educação, pedagogia da alternância.Resumo
Este trabalho se enquadra em uma investigação que tenta compreender os fenômenos de uma alternativa de educação para o meio rural. A experiência dessa alternativa denomina-se Escolas Famílias Agrícolas, que possuem origem nas Maison Familiales Rurales da França. No Brasil, surgem a partir da década de 60 no estado do Espírito Santo, entre elas, podemos destacar a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul que iniciou suas atividades a partir de 2009. A pesquisa tenta compreender como se desenvolve o ensino com enfoque agroecológico, pelos instrumentos pedagógicos da dinâmica da pedagogia da alternância. Utilizando como procedimentos metodológicos, observação direta participante, a análise documental e entrevistas com os principais atores do processo educativo, em 150 horas de estágio curricular de docência, do curso Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação