14758 - Educação em Agroecologia: Questões para convivência no semiárido

Autores

  • Gilvânia de Oliveira Silva de Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Semiárido, Educação, Agroecologia

Resumo

As desigualdades socioeconômicas no semiárido é uma chaga histórica, agravadas pelas frequentes ciclos da seca. Aliado aos jogos de interesses particulares das oligarquias locais que se beneficiam manipulando as políticas e programas de combate a seca. Devido a muitos anos de degradação ambiental na região, atualmente é necessário se modificar as ações humanas, se preocupando mais com o meio ambiente e com respeito ao próximo. Temos como objetivo principal, apresentar a região, seus problemas e algumas proposições para conviver de forma mais sustentável no semiárido. Na metodologia utilizamos dados de leituras bibliográficas e jornais de circulação regional, além da própria vivência na região. A estratégia de educação em agroecologia para a convivência com o semiárido pressupõe novos valores e conhecer a realidade das famílias sertanejas, buscando uma produção adaptada ao meio ambiente, seguindo os princípios da agroecologia, possibilitando uma vida digna.

Biografia do Autor

  • Gilvânia de Oliveira Silva de Vasconcelos, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Zootecnista, Mestra em Extensão Rural e desenvolvimento Local, Doutoranda em Educação - Professora do departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação