14823 - Práticas permaculturais como ferramenta de educação ambiental na Escola Agrícola Municipal de Rio Claro – SP
Palavras-chave:
Eco-alfabetização, Educação Vivencial, Permacultura, AgroecologiaResumo
Com a crescente urbanização e seu mal planejamento, os cidadãos estão cada vez mais distantes da natureza, e assim, perdem valores para que a sustentabilidade em nossa sociedade seja alcançada. Assim, a educação ambiental tem sido priorizada pela comunidade escolar afim de sensibilizar os estudantes e transformá-los em cidadãos conscientes de seu papel perante ao paradigma ambiental. Buscando um ensino sustentável, o Projeto Permacultor Mirim desenvolvido na Escola Agrícola Municipal “Eng. Rubens Foot Guimarães”, realiza diversas atividades práticas com os alunos do Ensino Fundamental II, com ênfase ao aprendizado ativo e ao engajamento prático. Através de uma educação vivencial, faz uso de técnicas permaculturais como ferramenta para abordar temas transversais relacionados à agroecologia e meio ambiente. Tem sido observada a autonomia e proatividade dos alunos em diversos processos realizados, onde busca-se incentivar e mobilizar os estudantes de acordo com suas aptidões e vocações. Os conceitos e valores relacionados à Educação Ambiental e Formação cidadã tem ocorrido de maneira prática, acarretando na transformação do ambiente escolar em espaços educadores, iniciando assim, um processo de alfabetização ecológica.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências