14881 - A troca de saberes como estratégia para a construção do conhecimento agroecológico numa área de reforma agrária
Palavras-chave:
Assentamento Rural, sustentabilidade, Transição agroecológica, Capacitação.Resumo
O presente projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA, IFRN, Campus Ipanguaçu objetivou fomentar a construção do conhecimento agroecológico através da ação dialógica apoiada na apropriação do modo de produção camponês e na socialização de técnicas de base sustentáveis junto aos agricultores do assentamento Pedro Ezequiel, Ipanguaçu/RN. A metodologia consistiu numa investigação qualitativa com o propósito de identificar os principais problemas e estratégias adotadas pelos agricultores investigados. Dentre os problemas identificados, destaca-se a dificuldade de controlar pragas e de adotar práticas de incremento da pastagem nativa. Visando construir soluções, foram realizadas oficinas sobre produção vegetal e animal de base agroecológica. Concluiu-se o quão é imperiosa a necessidade de uma processo de capacitação continuada como forma de impulsionar novos processos de transição agroecológica rumo a sistemas produtivos mais sustentáveis no assentamento em questão.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências