14933 - Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Agroecologia, reestruturação curricular, produção em escala, novo paradigma, educação.Resumo
A experiência consiste em estabelecer nas escolas técnicas agrícolas de ensino médio um processo de transição agroecológica, contrapondo-se a prática hegemônica que se orienta a partir da revolução verde. Ocorre no contexto da reestruturação curricular do ensino médio, levada a termo pela Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Seduc. Envolve 27 escolas da rede pública, 17 regiões do estado e aproximadamente 3500 alunos. As áreas produtivas somam em torno de 2500 ha. Fica evidenciado até o momento: a força da agricultura convencional na visão de grande parte dos docentes que a consideram como única solução viável para uma produção em escala; que é insuficiente a base de conhecimentos acerca do tema agroecologia; e, que o esclarecimento teórico e as experiências exitosas apresentadas, criam uma cultura fértil para a mudança.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências