14933 - Transição Agroecológica nas Escolas Técnicas Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Iara Borges Aragonez Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Agroecologia, reestruturação curricular, produção em escala, novo paradigma, educação.

Resumo

A experiência consiste em estabelecer nas escolas técnicas agrícolas de ensino médio um processo de transição agroecológica, contrapondo-se a prática hegemônica que se orienta a partir da revolução verde. Ocorre no contexto da reestruturação curricular do ensino médio, levada a termo pela Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Seduc. Envolve 27 escolas da rede pública, 17 regiões do estado e aproximadamente 3500 alunos. As áreas produtivas somam em torno de 2500 ha. Fica evidenciado até o momento: a força da agricultura convencional na visão de grande parte dos docentes que a consideram como única solução viável para uma produção em escala; que é insuficiente a base de conhecimentos acerca do tema agroecologia; e, que o esclarecimento teórico e as experiências exitosas apresentadas, criam uma cultura fértil para a mudança.

Biografia do Autor

  • Iara Borges Aragonez, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
    Coordenadora do Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica

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Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências