14996 - Agroecologia e seus sistemas de garantia: construindo confiança e participação entre os agricultores

Autores

  • Luiz Carlos Beduschi Filho Universidade de São Paulo
  • Clara Ribeiro Camargo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Agricultura Familiar Orgânica, Certificação, Ação Coletiva

Resumo

O crescimento do mercado da agroecologia e da agricultura orgânica institucionalizou práticas existentes, como os Sistemas Participativos de Garantia. Esta ferramenta tem por base a cooperação e a solidariedade entre os próprios produtores e entre eles e seus consumidores. Este artigo busca responder à seguinte questão: os agricultores organizados em sistemas participativos de garantia conseguem atestar a qualidade orgânica e gerar relações de mercado cooperativas que vão além do auto-interesse? Conclui-se que sim, eles conseguem, quando são capazes de construir mercados que agregam estes valores, ou seja, compartilhados com as redes de consumidores. Neste sentido, ela vai ao encontro a circuitos curtos de produção e consumo, como feiras, cestas ou os Programas Governamentais de Compras de Alimentos. A metodologia é interdisciplinar e qualitativa, a técnica é a revisão bibliográfica sobre o tema. A base teórica advém da Teoria das Redes e da Sociologia Econômica.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Beduschi Filho, Universidade de São Paulo
    Professor doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP. Líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (PLANGEA/EACH). Pesquisador do NESA (Núcleo de Economia Socioambiental da USP) e do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental. Suas principais linhas de pesquisa são: a) Desenvolvimento Territorial Rural e Segurança Alimentar; b) Sociologia Econômica: sociedade, mercados e meio ambiente; c) Gestão Compartilhada de Recursos Naturais. É Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre e Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (PROCAM/USP). Foi professor do Departamento de Economia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, da Universidade Estadual Paulista (FCAV/UNESP). Consultor internacional do Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), coordenando projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de territórios rurais. Participou como Especialista em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar em Missões Internacionais de Cooperação Técnica promovidas pela FAO em países como Guatemala, Costa Rica, Equador, Perú, Paraguai, Chile e Moçambique.
  • Clara Ribeiro Camargo, Universidade de São Paulo
    Graduada em Relações Internacionais pela Unesp, é mestranda do Programa de Ciência Ambiental da USP, onde estuda os sistemas participativos de garantia de produtos orgânicos. Possui especialização em agricultura biodinâmica e experiência no terceiro setor, com ênfase em projetos socioambientais.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar