15017 - ALIANDO APRENDIZAGEM POR EXPERIÊNCIA COM PESQUISA EM AGROECOLOGIA

Autores

  • nicolas zaslavsky de lima Universidade federal de santa catarina laboratório de ecologia aplicada

Palavras-chave:

integração ensino-pesquisa, manejo adaptativo, inovação em educação universitária interdisciplinar, Pesquisa Agro-Ecológica de Longa Duração

Resumo

Na educação universitária em agroecologia visamos integrar pesquisa e aprendizagem por experiência e aprimorar o manejo de agroecossistemas multifuncionais, proporcionando aos atores envolvidos um ambiente onde possam desenvolver novos conhecimentos e habilidades. A área didática agroecológica da UFSC em Florianópolis foi criada em 2012 e integra esse processo contínuo de aprendizagem. Em unidades experimentais objetivamos entender os efeitos da composição e diversidade de consórcios de cultivos sobre o funcionamento do agroecossistema e produtividade. No primeiro ano envolveu ativamente cerca de 150 estudantes no ciclo de geração e teste de hipóteses via planejamento, implantação, monitoramento e avaliação dos experimentos. Foram estabelecidas parcelas permanentes para e estão em construção contínua bancos de dados participativos. Essas experiências têm promovido aumento de interesse e participação de estudantes e integração entre teoria e prática.

Biografia do Autor

  • nicolas zaslavsky de lima, Universidade federal de santa catarina laboratório de ecologia aplicada
    estudante da graduação em agronomia pela UFSC estagiário do laboratório de ecologia aplicada

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências