15027 - Feira agroecológica: qual o lugar da soberania na sua estratégia? Um estudo de caso sobre a Feira Agroecológica de Mossoró(FAM)

Autores

  • Zildenice Matias Guedes Maia Universidade Federal Rural do Semi-árido- Mestrado em Meio ambiente,Tecnologia e Sociedade
  • Joaquim Pinheiro de Araújo Universidade Federal Rural do Semi-árido-Professor Adjunto.
  • Nayara Katryne Pinheiro Serafim Universidade Federal Rural do Semi-árido- Graduada em Administração
  • Igor Mendonça Viana Universidade Federal Rural do Semi-árido-Graduando em Agronomia
  • Francisco Araújo da Silva Junior Universidade Federal Rural do Semi-árido-UFERSA-GRaduando em Agronomia

Palavras-chave:

Soberania Alimentar, Agroecologia, Feira Agroecológica

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo a dimensão da soberania alimentar, incluindo o autoconsumo, é uma dimensão relevante para as famílias envolvidas com a Feira Agroecológica de Mossoró (FAM) existente nessa cidade há mais de seis anos. A soberania alimentar, quando priorizada, tem um efeito virtuoso tanto em relação à transição da agricultura convencional para uma de base ecológica como também para proposta da prática da economia solidária. Como metodologia utilizou-se estudo de caso. Foram realizadas visitas aos locais produtivos e a feira, além de entrevistas semiestruturadas com os produtores feirantes. Diante dos resultados, pode-se inferir que embora a FAM apresente ter evoluído desde o seu surgimento, é possível perceber que há alguns entraves que impedem seu desenvolvimento, sobretudo em meio a presença de concepções originárias das práticas convencionais, o que resulta por inibir a dimensão da soberania alimentar na estratégia do grupo.

Biografia do Autor

  • Zildenice Matias Guedes Maia, Universidade Federal Rural do Semi-árido- Mestrado em Meio ambiente,Tecnologia e Sociedade
    Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2011-2012). Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambietal pelo Instituto de Pós Graduação - IPOG (2009 - 2011). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006 - 2010). Atualmente está como bolsista CAPES. (Texto informado pelo autor)
  • Joaquim Pinheiro de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-árido-Professor Adjunto.
    Professor adjunto da Universidade Federal Rural do semiárido - UFERSA, possui Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduação em Engenharia Agronômica pela UFERSA. Atualmente é membro do Núcleo Avançado de Políticas Públicas - NAPP/UFRN, participando das pesquisas IPODE - UFRN, um projeto comparativo de desenvolvimento rural entre estados do Nordeste e Sul do Brasil, e do Laboratório de Observação Permanente sobre as transformações do mundo rural do Nordeste - UFPE/UFRN.
  • Nayara Katryne Pinheiro Serafim, Universidade Federal Rural do Semi-árido- Graduada em Administração
    Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido,RN,(2013). Integrante do Programa de Pesquisa e Extensão: Assessoria a Empreendimentos Econômicos Solidários da região oeste potiguar RN( INCUBAOESTE) no núcleo de Cooperativismo e Economia Solidária, membro participante do Projeto de Pesquisa Feminismo, Economia Solidária e Dinamização Socioeconômica: o caso da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária . Atualmente colaborando por meio da prestação de serviços de assessoria técnica a Associação de Comercialização Solidária Xique Xique. Atua em atividades de pesquisa nas seguintes linhas: gestão social, desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, economia solidária,gênero e politicas públicas.
  • Igor Mendonça Viana, Universidade Federal Rural do Semi-árido-Graduando em Agronomia
    Graduando em Agronomia-Universidade Federal Rural do Semi-árido.
  • Francisco Araújo da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Semi-árido-UFERSA-GRaduando em Agronomia
    Graduando em Agronomia-Universidade Federal Rural do Semi-árido-UFERSA xperiência em Educação através do uso de produção orgânica de hortaliças, com foco em educação de portadores de necessidades especiais, desenvolvendo Consciência ambiental na Escola e Expressão Artística em momentos recreativos. Experiência com tratos culturais de plantas frutíferas (irrigação, adubação, plantio,etc.). Em busca de atuação na área de Extensão Rural e conhecimentos inerentes à mesma.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar