15033 - O tempo de implementação e complexidade estrutural afetam as comunidades de formigas em agroecossistemas cafeeiros?

Autores

  • Rafael Gonçalves Cuissi Universidade Federal de Lavras
  • Chaim José Lasmar
  • Ananza Mara Rabello
  • Carla Rodrigues Ribas

Palavras-chave:

Intensificação da Agricultura, Agroecologia, Coffea arabica, Bioindicadores, Formicidae.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar se o tempo de implementação e as variáveis ambientais presentes em diferentes agroecossistemas cafeeiros, relacionadas à quantidade de recursos e condições para formigas, influenciam em sua riqueza e composição de espécies. Para isso realizamos coletas em 11 unidades de produção dedicadas ao cultivo de café, sob condições de sistemas agroecológicos e/ou agroflorestais de produção no município de Araponga, Minas Gerais. Em cada área instalamos para cada microhabitat (arborícola, epigéico e hipogéico) armadilhas do tipo “pitfall”, com iscas de sardinha e mel, em 10 pontos amostrais distantes 20 m entre si. O tempo de implementação e o tamanho da copa da planta de café influenciaram negativamente a riqueza de espécies de formigas arborícolas e epigéicas respectivamente. Na composição de espécies, as formigas arborícolas sofreram mudança devido ao tempo de implementação e tamanho da copa, já as formigas hipogéicas foram influenciadas pela altura das plantas de café. Este trabalho mostra que o sucesso dos agroecossistemas de café com base em técnicas agroecológicas está diretamente relacionado com o seu tempo de implementação, o grau de complexidade estrutural (diversificação) e o tipo de manejo empregado pelos agricultores nesses ambientes.

Biografia do Autor

  • Rafael Gonçalves Cuissi, Universidade Federal de Lavras
    Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá MT (2008). Atualmente é graduando do curso de Agronomia pela Universidade Federal de Lavras e trabalha com Ecologia de Comunidades de Formigas, onde sua principal linha de pesquisa é em formigas como bioindicadoras. Tem experiência na área de Agroecologia, com ênfase em agricultura familiar camponesa, manejo de agroecossistemas e agroextrativismo.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal