15036 - Avaliação do potencial melífero e polinífero de Crotalaria juncea L. e Crotalaria spectabilis Roth. (Fabaceae, Papilionoideae)

Autores

  • Ana Paula da Silva Marques Estudante de Ciências Biológicas- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Botucatu
  • Ricardo Costa Rodrigues de Camargo Pesquisador - Biólogo - Embrapa Meio Ambiente
  • Kátia Sampaio Malagoli-Braga Pesquisadora - Bióloga - Embrapa Meio Ambiente
  • Elizabeth Orika Ono Docente - Bióloga - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Botucatu
  • Mário Artemio Urchei Pesquisador - Agronômo - Embrapa Meio Ambiente

Palavras-chave:

Adubação verde, abelhas, néctar, pasto apícola, polen.

Resumo

As leguminosas, pela fixação de nitrogênio no solo, são muito utilizadas como adubos verdes, em sistemas orgânicos e agroecológicos de produção. A disponibilidade de recursos florais para polinizadores reforça o caráter da integração e multifuncionalidade dessas plantas em sistemas biodiversos de produção. Nesse trabalho estudou-se a biologia floral da C. juncea e C. espectabilis para avaliação de seu potencial melífero e polinífero. A liberação de pólen foi caracterizada pelo volume, desde a pré-antese até a murcha total, assim como, a oferta de néctar, com a identificação do volume e concentração. Os resultados demonstram que C.juncea e C. espectabilis podem ser fontes importantes de recursos para as abelhas, pois a concentração de néctar é alta e o pólen é disponibilizado desde o estádio de botão na pré-antese, até a murcha total da flor, com grande volume presente na quilha antes da antese, fator importante para a atratividade das abelhas e de outros visitantes florais.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)