15073 - A produção familiar como instrumento de mudanças para a Educação do Campo
Palavras-chave:
Contextualização, Desenvolvimento Sustentável, Escola rural, Potencialidades, Qualificação Social,Resumo
Trabalhar a educação do campo nos dias atuais é uma forma de diminuir a exclusão social e de gerar oportunidades antes perdidas por parte dessa parcela populacional. É o acesso à escola como direito a educação digna para trabalhadores/as do campo, respeitando suas particularidades, proporcionando o direito de ser educado no lugar onde se vive. O objetivo deste trabalho é, portanto, identificar as vantagens da educação diferenciada no campo, além de observar e analisar como essa educação é vista pelo educando, possibilitando assim uma melhor visão das peculiaridades deste ensino. A metodologia aplicada para realização deste trabalho inicialmente propõe a realização de pesquisa descritiva exploratória seguida da realização de um censo com 60 educandos/as de escolas rurais no município de Garanhuns/PE. É notório que a educação voltada para o meio ambiente direcionada aos jovens e adultos que vivem no campo apresenta importante papel, já que a partir desses conhecimentos eles se enxergam como agentes transformadores do ambiente onde vivem, passam a se perceber melhor como membro de um grupo social importante, explorando os seus territórios, respeitando sua tradição e garantindo o uso sustentável dos recursos naturais.Downloads
Publicado
2013-12-30
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação